sábado, 22 de agosto de 2009

Ajudem-me com o monstro da sala

Aqui em casa temos o seguinte problema: como compramos (ganhamos) a casa ainda em ‘fase terminal’, precisando de uma reforma grande, ficou decidido que primeiro iríamos estruturar a casa e só depois de tudo ajeitado íamos comprar os móveis e cuidar da decoração.

Posso dizer que 69% (amo trabalhar com porcentagem) da reforma já foi feita. Os outros 31% ficam por conta das suítes de Mamis/Papis e do meu irmão que ainda estão inacabadas. Portanto deixar o lar confortável e bonitinho é uma tarefa que exige o uso de super poderes como “jogo-de-cintura” e “milagres-com-bolso-apertado”!

Depois da cozinha pronta todos ficaram muito felizes com o novo astral da casa e eu ainda mais, por poder me livrar de um monstro chamado “A Grande Estante da Sala”. Essa aí embaixo na foto bem velha, onde apareço bem feia, com um bebê bem fofo:

A foto é ruinzinha, mas dá pra ver o amontoado que a estante abrigava

Como não tínhamos armários, a estante acabou sendo o lugar onde refugiávamos todo tipo de apetrechos que normalmente enchem os armários de cozinha. Mas, como a felicidade pós-reforma veio acompanhada da falta de grana, não pudemos nos desfazer completamente da estante. Então eu, Papis e irmão formamos um time para tirar a parte superior com as prateleiras e deixamos apenas a parte debaixo para servir de suporte para TV, DVD, som e uns enfeitinhos.

Hoje “A Grande Estante da Sala” está assim:

Velha, desengonçada... posso mesmo dizer quase caindo aos pedaços
.
Mesmo sem grana não dá pra deixar a casa feia, então quero fazer algo para melhorar a aparência desse trambolho que ainda me incomoda muito. Só não tenho ainda muitas idéias. Alguém aí quer me ajudar? O que será que posso fazer gastando R$ 0,00? Rsrs
.
De cara, já sei que vou colocar puxadores novos (comprados ou confeccionados por mim mesmo) e vou tirar as portas para poder usar as prateleiras internas melhor (só não sei se tiro as portas dos dois lados ou apenas de um). Além disso, está fora de cogitação manter este som velho (de estimação da minha mãe) na sala e também penso em passar as fotos para molduras a fim de pendurá-las na parede.
.
Então... alguém tem mais alguma idéia legal por aí???
Me ajudem por favor. Eheh!!!
:)


13 comentários:

Anônimo disse...

Oi linda!!! O móvel não é feio, só está um pouco cansadinho.. Hoje em dia estamos tão "lotadas" de móveis e designers novos que esquecemos um pouco da delicadeza dos móveis antigos. Acho que vc tem uma linda raridade na sua sala e de grande potencial!!!!

Mas enfim, vc pediu opinião e cá estou eu. Na minha opinião vc mesmo poderia fazer uma pequena reforma que iria ficar tudo de bom..

Ao invés de tirar as portas, acho que seria ideal deixá-las, pois vc poderá guardar de tudo sem se preocupar com a decoração e simplesmente com a organização.

E quanto as fotos, achei perfeita a sua idéia de colocá-las na parede. Padronizar as cores das molduras e colocá-las em cima do móvel.

E quanto a pintura, pq não colocar contact ou fazer uma pátina nele?! Estou passando pelo mesmo momento que vc, liquidez 0% e criatividade 100%!!! rsrsrsrs

Espero que tudo dê certo!!! Um ótimo Dom!
Beijos, Samira

Unknown disse...

Oi Jaiane, tudo bem?

Vim aqui dar a minha dica:

1- Você poderia cobrir toda a estante de contact branco (depende da cor predominante na sua sala), ou então dar uma booooooa lixada e fazer uma pintura personalizada, ou ainda depois da lixada passar apenas betume para deixar escura e com ar de envelhecida.

2- Eu tiraria as portinhas, mas tem que ver como ficaria a estabilidade, afinal as coisas que vão em cima são pesadas né. Mas sem as portinhas, com certeza, as prateleiras internas seriam bem melhor aproveitadas.

Eu não me desfaria dela. É um luxo e até um privilégio ter móveis antigos em casa. Com um pouquinho de paciência, você vai deixá-la linda!

Outra coisa, o que você fez com o resto da estante?

Eu aproveitaria umas tábuas para fazer umas prateleiras pequenas e fixar na parede em cima da estante.

Lá você poderia colocar suas fotos e outros mimos pra enfeitas. Ficaria um luxo só!

Espero ter ajudado.

Beijocas e lindo domingo chuvooooso!

Amanda disse...

Oie... olha só o contact aí é a melhor opção viu... existem várias estampas se vc não quiser colocar o branco... caso vc queira se aventurar mais compre um tecido, um de cor outro de listras para as gavetinhas, quem sabe... de repente nem precisa gastar com puxador... eu não tiraria nenhuma porta, mas se quiser dar um ar "estante da sala" pode tirar uma, eu deixo (hihihihi brincadeirinha)... e sobre as fotos vai ficar lega, se achar q uma prateleira vai bem em cima da tv tb é uma boa! Bjs grandes !!!

Ana Maria ( Jeito de Casa ) disse...

oi Jaiane

A fernanda que comentou era o blog que eu iria te recomendar pra visitar. Ela pintou um armário de branco e colocou guardanapos de decoupagem nas portas , e como sua mãe sabe fazer isso muito bem, talvez taí uma ideia...

http://minha-casinha-nova.blogspot.com/

bjus querida
tenho caerteza que farás algo bem lindo!!!
ana maria

Jovita Maria disse...

Oi, Jai.

Eu tiraria uma porta só,se não comprometesse o equilíbrio do movél, lembrando que a retirad da porta ou portas requer uma melhor oragnização dos objetos dispostos neste espaço, e colocaria o contact como sugerido pelas meninas.
Você tem uma peça rara em casa e não deve se desfazer dela.
Achei a idéia de aproveitar as prateleiras muito boa, afinal não podemos esquecer dos 3R´s = Reduzir, Reutilizar e Reciclar para uma vida melhor.
Beijos,
Jovita Maria

Quarto de Despejo disse...

Olá,

Vou palpitar, tá? :)
Esse móvel tem grande potencial!
Tá precisando de um lifting, mas nada muito grave.
Daria uma boa lixada nele todo. Pintaria de branco. Revestiria as partes fechadas com um tecido interessante, de preferência 2 estampas composê. Ou revestiria somente as portas do lado de fora.
Não tiraria as portas, tiraria, sim, as gavetas, e ali colocaria pratelereiras onde pudesse colocar o som e o DVD. Nesse caso vc faria do seu "monstro" um movel bem bacana.
Ele ficaria mais leve, pois ficaria claro. E ao invés de acomodar tudo em cima do móvel, vc embutiria alguns aparelhos.
A ideia das fotos na parede eu gosto muito. Inclusive estou fazendo isso aqui em casa.

Prá você colocar contact num móvel desse tamanho, eu acho meio "perigoso" tem que sabe colocar com muita perícia, senão fica o "Ó", senão como dizia meu pai, a emenda fica pior que o soneto.

Dá uma olhada no blog da Edilene, o Aletie Gayaa. Tem um movel que ela reciclou que está barbaro.
http://ateliegaaya.blogspot.com/

Bjs e boa sorte!

Lucia

Unknown disse...

OI Jaiane, concordo com o comentário da Samira, ficamos tão bombardeadas por móveis de design moderno e deixamos de apreciar a beleza de alguns móveis antigos. Eu gosto muito de móveis antigos. Reforme este com as belas dicas que lhe forem passadas e tenho certeza que vc vai ficar satisfeita. Passei para avisar que a promoção de um ano do meu blog já começou. Não deixe de passar lá no blog e participar! Beijos e boa sorte!

Rosangela disse...

oii querida vim aqui dar a minha dica; a principio eu pintaria o movel de branco, depois mudaria os puchadores, eliminaria alguns objetos menos importantes para ficar com um visual mais clean, as fotos saõ uma otima idéia,contam a história de quem mora na casa eu adorrooo, da uma passadinha no meu blog e ve minha invenções beijinhos...

Anônimo disse...

Oiê!!!
Reforma deixa mesmo um astral muito bom (depois da bagunça, claro! haha!)
Dá vontade de mudar todo o resto, né?
Então, flor... Nesse móvel, acho que a única solução é uma pintura mesmo, tipo pátina ou algo assim.
Se vc não souber fazer, assim como eu, que acho lindo mas não tenho a menor noção de artesanato, vc podia lixar direitinho, pintar da cor que vc gosta e decorar com um daqueles adesivos lindões que o pessoal costuma pôr na parede. E não precisa comprar os adesivos prontos não, viu! No site da Casa Claudia eles ensinam a fazer com papel Contact! Parece fácil!!! E fica ótimo! Queria fazer isso no meu buffet aqui em casa, se fizer eu te mando as fotos!
E vc já pintou as gavetas e ficou ótimo! Vc vai conseguir!!!
Beijão!!!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Unknown disse...

Oi Jaiane, também amo lilás!! Com certeza vou ter meu lindo quarto!! Obrigada pelo comentário, vc está participando da promoção! Boa sorte!!

Anônimo disse...

Jaiane, tomara que você siga as dicas da moça do, Quarto de despejo. Outra coisa, não confundir móvel antigo e raridade, com móvel velho. O seu móvel vai ficar bonito pintado de branco.

Boa sorte na investida.

MARIA

Anônimo disse...

Tem selinho pra vc lá no blog. Beijocas

Juliana disse...

Olá, acabei de encontrar seu blog, e sou uma doida por reformas, construções, enfim, tudo que esteja ligado à mudanças!!

Primeiro, parabéns pela iniciativa de manter a casa legal, msm no meio do furacão reforma!!

Segundo, parabéns por enxergar um charme na velha estante! Não são todas as pessoas que tem esse talento de pegar algo velho e dar uma mexidinha! Ela tá judiadinha, mas já melhorou uns 40% do que ela era antes!!

Terceiro, não tire as portas não!, com portas vc pode guardar toda a tranqueirada sem ninguém ver! Mas se vc realmente resolver tirar, veja bem se a retirada das portas não vai afetar a estrutura do móvel. E se as marcas das dobradiças não são muito fundas, pois em alguns casos, não há tinta que resolva!

Quarto, compra lixa bem fina, lixa, lixa, lixa, lixa, lixa, limpa e lixa, lixa, lixa, lixa.... até tirar todo o verniz e ficar bem lisinho, aí pinta de branco com um pincel bem macio e tinta propria pra madeira. Dá uma demão, deixa secar, dá outra, deixa secar, acho que umas 3 serão o suficiente, vai ficar um arraso!

Quinto, compra aqueles pezinhos adesivados de carpete pra por embaixo da tv e afins pra não riscar sua obra de arte!!

Bjos,