terça-feira, 10 de novembro de 2009

Reformando pra ter mais luz e ar fresco

Depois de muito tempo voltamos a ter em casa aquela nuvenzinha de poeira, característica de reforma, aqui em casa. A demora aconteceu assim: primeiro meus pais queriam fazer o banheiro deles, mas a coisa não andou porque Sergipe, o bom pedreiro que sempre fez as obras lá de casa, estava em outro serviço. Depois continuou sem andar, pois o que Sergipe tem de competente, tem também de enrolado.

Ele não aparecia nunca para acertar o serviço e colocar a mão na massa... demorou tanto que foi tempo suficiente para Mamis e Papis mudarem de idéia e decidirem fazer a sala na parte de cima da casa. Mas isso ainda foi pouco. Com o material a postos Sergipe continuou enrolando, então Papis tratou de arrumar outro pedreiro que tivesse a fim do trabalho e achou um excelente, do qual eu esqueci completamente o nome agora (rsrs).

Bom, antes de falar do pedreiro vou explicar o projeto. O antigo dono da casa onde moro construiu-a totalmente mal dividida e por isso quando viemos morar os espaços tiveram que ser completamente reestruturados. A casa que era bem grande foi dividida em duas. Uma delas é alugada, o que nos traz uma renda para realizar os sonhos na segunda casa, onde moramos.

Mamis e Papis foram tendo idéias de como remodelar a casa e aos poucos ela foi tomando forma de casa mesmo. Então na parte debaixo ficam dois quartos, a cozinha e uma sala de entrada, que é um pouco pequena. E em cima ficou uma área grande da laje que cobre as duas casas onde foi construída a suíte dos meus pais (que ainda não está terminada). Como a casa em baixo tem poucas áreas de ventilação e aqui na Bahia o verão é intenso até quando não é verão, as mentes criativas de meus pais idealizaram uma medida para clarear e refrescar a casa.

A idéia é abrir uma parte do telhado no andar de cima e criar uma espécie de jardim de inverno (amei isso!!!) próximo a escada que liga os dois pavimentos, para que a luz e o vento entrem em casa com mais naturalidade. Neste mesmo ambiente será montada uma sala de estar mais confortável do que a de entrada, que será ideal para receber os amigos ou descansar em família.

Pois bem, o novo pedreiro parece ser muito bom e já chegou causando boa impressão. Ontem quando saí de casa pela manhã o lugar estava assim:

O antigo acesso da escada para a parte de cima. Aquele canto onde está a bagunça (não reparem) é onde será aberto para entrada da luz e do ar

Quando cheguei à noite já estava assim:

O muro foi erguido para separar o espaço que será aberto da sala (estou convencendo meus pais de que esta janela TERÁ que ser maior), mas a parte lateral que dá diretamente para a escada terá meia parede.
O senhor 'bom pedreiro' ainda aproveitou e abriu um espaço para um vasculhante no futuro banheiro da suíte de Mamis que fica atrás dessa parede azul.

Além de trabalhar rápido, esse pedreiro executa muito bem o serviço e ainda deixa tudo limpinho no final. Maravilha!!!

Estou feliz com esta nova etapa e com o que me foi encarregado de fazer: quando tudo tiver pronto, EU vou montar o jardim de inverno. Uebaaaaa!!! Já começei as pesquisas! rsrs
Esta semana venho mostrar mais deste processo.
Até mais! :)

10 comentários:

Unknown disse...

OI Jaiane, vc estava sumidinha mesmo!! Menina, esta casa dos seus pais vai ficar muito fresquinha e bonita!! O jardim realmente foi uma ótima idéia!! Bom que acharam um pedreiro competente, mão de obra boa e que não seja enrolada é difícil! Boa sorte na obra e vou acompanhar tudinho! Vai mostrando pra gente! Beijocas

Amanda disse...

Eba quero acompanhar tudinho!

Paulinha - Reformando Nosso Apê disse...

Ai, que bacana qd vc volta e já vê tudo pronto,né?
Dá uma agonia danada qd o povo enrola!Dá vontade de pegar os materiais, ir lá e fazer!!!
Pelo que vc descreveu, acho que vai ficar bem melhor, hein?
Beijão!
Paulinha
Reformando Nosso Apê

Re Batista disse...

Hum bom encontrar um pedreiro assim, né?
Me desculpe o sumiço, mas não te esqueço não tá?
Tô meio enrolada com trabalho, casa, e o blog toma o meu tempo, nao estou dando conta de visitar todo mundo! My God!
Mas logo logo eu me organizo, é que estou resolvendo um monte de coisas ao mesmo tempo, e isso tá me consumindo.
Tenha um lindo dia!

BjOs da Re.

*~* Coisas da Bruxinha *~* disse...

Oi Jaiane, acho que depois vai ficar tudo muito melhor e ai vale o sacrificio sempre.
Vai mostrando as etapas que adoro ver isso, rsss. bjs

Flávia disse...

Que bom ver que sua reforminha está caminhando de vento em popa!
A melhor parte é o pedreiro perfeito que você encontrou!!

Não esqueça das fotinhos...

Bjsss

Blog disse...

Que bom encontrar vc por aqui! Estou começando minha construção/reforma e adoro conhecer outros blogs, trocar muitas idéias e experiências.

Já estou te seguindp!

bjs!

Nárriman disse...

Ah... adoro acompanhar essas reformas...não vou perder por nada!!
Esse blog já me conquistou, já estou seguindo.
Bjs!

bia fá disse...

nada como um bom pedreiro!!!
hum jardim de inverno ....que delicia..quero ver

bjos
boa semana

katia disse...

Ola jaiane!!

Vim conhecer seu blog e ja to louca pra ver essa obra pronta, acho lindo jardim de inverno,vai ficar bem legal!!
Jaestpu te seguindo pra não perder nada kkkkk!!

Se quiser me conhecer tbm vou ficar bem contente ta!!

Bjão.